I Encontro de Voluntariado Global

A Novarth participa de I Encontro de Voluntariado Global, evento promovido pela  Embaixada dos Estados Unidos e o Consulado Americano do Recife, em parceria com a ABA Global Education. 

 

Com objetivo de promover ações voluntárias para benefício de cada região, o USBE Alumni Day promovido pela Embaixada dos Estados Unidos é um evento especial em todo o Brasil, que mobilizou voluntários que tinham participado de diferentes iniciativas educativas do governo americano.  No Recife, se celebrou na sede da ABA Aflitos e contou com a presença destacada do novo Cônsul de Diplomacia Pública dos EUA , o senhor Matt Keener.

Fernando Félix, sócio diretor da Novarth, participou do evento com uma apresentação leve e provocativa, apresentando alguns fatos e conceitos sobre o ato de voluntariar no âmbito empresarial. Destaque para o “case” do Fórum Pernambucano da Qualidade, o chamado FOPEQ. O Fórum, iniciativa pioneira no estado, nos anos 90 uniu diversos profissionais de empresas líderes nacionais em seus segmentos, que foram pioneiras na introdução do conceito de Gestão pela Qualidade Total.

Relembramos pioneiros como Manoel Durão, Afonso Celso, Cláudio Nishio, Márcio Severo e Sandra Helena.

De uma reunião mensal, para intercâmbio de experiências sobre implantação de novos modelos de gestão, o Fórum passou a ampliar sua atuação com visitas técnicas e mini estágios de voluntários nas organizações participantes.

A partir da sua maturação como entidade voluntária, o FOPEQ por decisão de todas as empresas ali representadas, direcionou suas prioridades para apoiar iniciativas de educação.

Escolheu-se uma escola pública como alvo. A Escola Governador Barbosa Lima no bairro da Boa Vista. Ali, durante reuniões com funcionários e professores, os voluntários repassaram sob o patrocínio do então diretor Paulo Dutra, os principais conceitos e ferramentas da qualidade.

Ganhou a escola, ganhou a sociedade, ganharam os participantes.

O Fórum foi também a célula mater do Programa Pernambucano da Qualidade (PROPEQ), vigente até hoje, e contribuiu para a crescente demanda por profissionais da área, além de propiciar o surgimento de teses acadêmicas.

A evolução positiva da experiência culminou com a realização de um seminário sobre “Qualidade e Educação”, aberto ao público onde foi compartilhada a experiência.

A apresentação realizada por Fernando Félix, “Empresa e Voluntariado. O papel transformador das organizações”,  já está disponível para consulta.

O I Encontro de Voluntariado Global realizado em Recife teve outras interessantes palestras como a do Diretor Executivo da ABA, Eduardo Carvalho, sobre Cidadania Global que, com o tema Pais Rico é Pais Educado, mostrou a importância da educação para o desenvolvimento nacional e as ações desenvolvidas pela ABA para conscientizar sobre a importância da educação no dia a dia local.  Por sua parte, Rosane Schereschewsky, Diretora da Junior Achievement Pernambuco falou sobre os interessantes programas desenvolvidos pela instituição de apoio ao empreendedorismo entre os jovens.

A Novarth apoia ações voluntárias. A Novarth abraça as boas ideias!